CONFIANÇA NA PRÁTICA

CONFIANÇA NA PRÁTICA

 

Na edição brasileira de julho de 2009, da conceituada revista HARVARD BUSINESS REVIEW consta um artigo sobre a “Confiança”, que pode interessar a todos nós, apesar dos quase dez anos de sua publicação! Fiz um apanhado parafraseado do mesmo e tenho o prazer de apresentar o resultado aqui a vocês.

Na evolução do ser humano, a Confiança ajudou nossa espécie a aumentar suas chances de sobrevivência, desde a do ser principiante até a sua forma menos vulnerável em que estamos hoje. Segundo os estudiosos do tema, o cérebro parece programado para confiar – decisão que é tomada rapidamente com base em indícios superficiais e comparativas. No entanto, essa propensão a confiar em nossos semelhantes também nos leva a incorrer em erros que, por sua vez, vai minando a própria Confiança. O conselho que dão é que é preciso temperar a confiança que carregamos. Então, para aprender ou saber confiar, é preciso ajustar o nosso modo de pensar e certos costumes de comportamento. Existem, pelo menos, sete sugestões que podemos seguir para que a nossa Confiança se ajuste à nossa jornada cotidiana. Ei-las:

1- Conheça a si mesmo: para que possa interpretar melhor as pistas que os outros nos apresentam;

2- Comece aos poucos: apresente pequenos gestos que estimulem a reciprocidade pelo outro;

3- Tenha uma cláusula de desistência: estipule que possa desistir de um acordo, assim que perceber algum risco às suas ideias;

4- Envie sinais fortes: exponha, claramente, sua disposição em confiar ou não!;

5- Reconheça o dilema do outro: tenha o sentimento da empatia, já que o outro pode estar passando pelos mesmos dilemas que você.

6- Confie no papel e não apenas na pessoa: o papel ou a posição de um indivíduo podem ser garantia de sua especialidade é de seus motivos.

7- Não baixe a guarda e questione sempre: seja vigilante e ambivalente em relação àqueles em quem confiamos, embora isso nos incomode emocional e psicologicamente.

 

Assim, caros amigos, Confiança exige um aprendizado constante e é imprescindível no mundo competitivo e globalizado de hoje é sempre. 

 

Um abraço a todos os curtidores da CONFIDENCE - Professional & Academic Skills!

 

Quer trabalhar sua confiança? Conheça os nossos serviços de OTO-Coaching: totalmente online e com o compromentimento de uma equipe especializada em coaching acadêmico e executivo para fazer você alcançar sucesso pessoal e profissional.

escrito por Dr. José Roberto Rodrigues

Supervisor Acadêmico - Confidence

Bem-vindos! Faça parte da nossa lista de e-mails (Mailing list!) e receba as novidades da Confidence!