De que histórias você quer viver e se orgulhar?-Parte 2

Parte 2: Re-Significar

Olá pessoal! Espero que tenham celebrado muito a chegada de 2017! Eu estou aqui de volta para continuar 'conversando' com vocês sobre o nosso último post: "De que histórias você quer viver e se orgulhar?". Desta vez, vamos conversar sobre o que é RE-SIGNIFICAR.

Muitas pessoas, quando vão montando e vivendo a sua história de vida, não entendem muito bem onde o MEDO começou a aparecer ou EM QUE MOMENTO lhe foi dada a entrada e a permissão para bagunçar tudo aquilo que estava dando certo. Com as devidas variações das causas e consequências do MEDO na vida das pessoas, vamos aqui abordar a mais simples e frequente delas, que é quando o PENSAMENTO vira MEDO.

MEDO de alguma coisa surge de um processo bastante simplificado no qual um PENSAMENTO surge e é repetido por várias vezes. Devido à repetição, muitas vezes incontrolada, esse PENSAMENTO passa a virar EMOÇÃO, na versão mais negativa.

Logo, um pensamento, que inicialmente poderia se apresentar como inocente, estabelece em você uma emoção que se denomina MEDO.

A pergunta aqui seria: então, para que eu me livre dos meus medos eu teria que parar de pensar? A resposta seria quase esta. Eu prefiro usar a expressão "NEUTRALIZAR A REPETIÇÃO DESSE PENSAMENTO", ou seja: RE-SIGNIFICAR!

Quando você RE-SIGNIFICA um pensamento, você polariza mais na próxima ação e não em responder a uma crítica negativa ou em ficar pensando repetidamente sobre aquele comentário ruim que fizeram sobre você ou para você.

Você, com certeza, já deve ter tido contato com pessoas extremamente negativas ou que já se julgam derrotadas. Essas pessoas costumam ser cheias de medos. E, não satisfeitas, contagiam as pessoas ao redor repetindo esses pensamentos negativos até que, quem esteja escutando, passe a compartilhar desse mesmo medo. Vamos aqui chamar essas pessoas ou pensamentos de URUBUS...mas depois você pode usar a sua criatividade para dar o nome que lhe julgar pertinente.

Algumas frases positivas, quando repetidas, são o remédio para neutralizar os pensamentos ruins, principalmente no trabalho, quando estamos prestes a desistir de algo:

'Se fosse fácil, todo mundo faria'
'O sucesso exige MAIS'

Antes de fazer um texto bom, é possível e aceitável que você faça um texto ruim...por isso a importância de planejar e de fazer rascunhos. Se você olhar para o seu primeiro texto como sendo a única versão possível, possivelmente vai desistir de escrever.

A mesma coisa serve para os pensamentos que desenham a história da sua vida!

Assim que aprender a RE-SIGNIFICAR os pensamentos ruins e repetitivos que te atormentam e sustentam os seus medos, estará pronto para viver mais histórias das quais irá se orgulhar e querer contar e compartilhar. Um excelente início é aliar seus pensamentos com o aprendizado do último post, onde comentamos que O SUCESSO POLARIZA!

No próximo post, vamos falar sobre COMO MONTAR O SEU DEPÓSITO DE AUTO-CONFIANÇA.

Você teve uma leitura agradável? Curta, comente e compartilhe!

Grande abraço,

Flávia Rodrigues.

 

escrito por: Flávia Rodrigues