Você se conhece? Imagem real X Imagem transmitida

Boa tarde a todos!

Estou aqui para dar continuidade à série de artigos do nosso BLOG CONFIDENCE.

E o meu primeiro artigo para vocês traz o motivo pelo qual a CONFIDENCE passou a oferecer o serviço de OTO coaching (one-to-one coaching ou coaching individual). Eu sempre acreditei que não havia pessoas melhores ou piores que as outras em relação ao que elas podem desenvolver, alcançar e aprender. Mas, a cada ano, eu ouvia de amigos, familiares, alunos, professores e colegas de trabalho que se sentiam ou já se sentiram injustiçados de alguma forma ao longo de sua vida. E, quando eu ouvia as histórias dessas pessoas e as suas razões para muitas vezes desistir de algo em que acreditavam, eu percebia uma mesma coisa: QUE ESSAS PESSOAS NÃO SE CONHECIAM DE VERDADE.

Você já ouviu de alguém que tem talentos que você mesmo desconhece? Já foi elogiado por alguma atividade diferenciada no trabalho e ficou até assustado e se perguntou...EU? SOU ISSO? Já foi, pelo contrário, chamado de sério quando achava estar no seu momento mais relaxado? Ou de sedutor (a) quando achou que estava apenas de óculos em vez das lentes de contato? Pois é...isso é muito comum...e se deve a uma palavra que nos é familiar e abstrata: a PERCEPÇÃO.

No Wikipedia, a percepção é definida como a "função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos". Isso mesmo...a imagem que transmitimos todos os dias no ambiente de trabalho ou em casa vai depender de quem a recebe e de como essa ou essas pessoas processam essa imagem. Por isso um dos passos mais importantes em direção ao sucesso é o auto-conhecimento: é ele quem vai nos ensinar a organizar as nossas impressões sensoriais para que não haja uma interpretação negativa, errônea e até mesmo ambígua na atribuição do significado daquela mensagem que desejamos passar no meio em que vivemos.

A imagem real (que é a que temos de nós mesmos) nunca será igual a transmitida (a que os outros possuem de nós). Porém, podemos fazer com que elas se aproximem cada vez mais gerando CONFIANÇA e RESPEITO. Um erro comum é a pessoa trabalhar a imagem transmitida e esquecer da imagem real...perdendo sua identidade e as características que a deixa única e especial. Ser uma pessoa confiante não significa 'ser o outro que é confiante', mas entender quais são seus valores, seus talentos, suas atividades diferenciadas, identificar suas crenças limitantes e enxergar que ao eliminar essas crenças você desenha o seu caminho para o sucesso de maneira honesta e duradoura. 

Pequenos passos te levam longe...se nunca parar de caminhar.

Ficar parado esperando que um carro passe e resolva parar para você seguir...isso pode levar tempo...um tempo que talvez a sua felicidade não aguente esperar. 

Reflita, dedique um tempo para se conhecer. Quando fizer isso você vai ver que poderá aprender e alcançar qualquer coisa que desejar.

Um grande abraço e até a próxima!

Flávia Pires Rodrigues

 

escrito por Dr. Flávia Pires Rodrigues - Fundadora e Diretora Executiva - Confidence.

Bem-vindos! Faça parte da nossa lista de e-mails (Mailing list!) e receba as novidades da Confidence!